Por Dayvid Gabriel Bezerra Fernandes

Grupo de Xaxado Pisada do Sertão. Fonte: https://www.pisadadosertao.org/xaxado
No município do sertão alagoano o Xaxado veio de uma transformação cultural ao longo de anos, na época que ainda se tinha a ferrovia na cidade. Existiam grupos culturais em Piranhas, como o reizado, que foi trazido principalmente por um ferroviário que veio de Recife-PE, o Miguel Arcanjo de Medeiros. Nisso, sendo desativada a ferrovia, esses grupos culturais desapareceram, ficando a critério das escolas ou de jovens da igreja católica mantê-los. Nesse mesmo tempo tinham quadrilhas juninas com uma base de xaxado (como toda quadrilha), só que aquele xaxado estilizado e não um xaxado raiz. Havendo uma feira cultural, alguns dos residentes reuniram-se e fundaram um grupo de xaxado neste município, a princípio para se apresentar nesta feira. Logo após a apresentação, um trabalhador da prefeitura entrou no meio para ter o seu lugar de organizador, e por ele ser funcionário e representar a cultura na cidade, o mesmo conseguiu ser o responsável. Infelizmente esse grupo acabou e demorou cinco anos para que fosse formada uma nova equipe teatral.
Esta equipe, que poderia estar até hoje na formatação que estava não veio a durar nem sequer um ano, vindo a ser retomado somente dois anos depois, em 16 de novembro de 2002, com o nome de “Estrelas do sertão”, quando conseguiu ser reerguido e fortalecido até hoje. Ao todo 20 atores e dançarinos fazem parte do elenco do Grupo de Teatro e Xaxado, que tem a direção do ator Fábio Moura, mantendo viva essa tradição nordestina. Chegou a Piranhas há exatos 18 anos, não sendo algo fácil, mas que vêm até aqui resistindo e visando valorizar, mostrar e preservar cada vez mais a cultura e história deste lugar. Passando mais de 300 pessoas por esse grupo, o Estrelas do sertão vêm por fases e mais fases, mudando-se o ritmo e danças, alterando-se o modo de dançar e as músicas; se renovando a cada ano, com criatividades e novas idealizações, e divulgando cada vez mais a cultura da região.
O cangaço é muito bem lembrado com a expressiva participação desta turma teatral local da lapinha do sertão, responsável por encenar um belíssimo número de xaxado ao vivo e por trazer o turismo à cidade, pois crescem os números de visitantes que se encantam pelas belezas da orla, mirante, opções de passeios, pratos culinários e atrativos, tendo, por exemplo, esta dança típica. Os espetáculos ocorrem nos dias de quinta, sexta e sábado, nas noites animadas e efervescentes do centro histórico entre os sobrados e casas das ruas mais próximas à orla do São Francisco, e em um dos pontos mais procurados pelos visitantes deste lugar, a cachaçaria e Restaurante Altemar Dutra.
O grupo participa ainda de apresentações em Encontros culturais locais na cidade de Piranhas, como também é selecionado para dançar em eventos como o XII Encontro Nordestino de Xaxado em Serra Talhada – Pernambuco, juntamente com outros grandes grupos culturais. Integrantes do elenco dos Estrelas do Sertão possuem trabalhos para a TV, como participações em novelas, séries e filmes: Cordel Encantado (2011), As Brasileiras (2012), Velho Chico (2016) da Rede Globo e Entre Irmãs (2017) da Conspiração Filmes; além de reportagens internacionais para França, Portugal e Espanha, que foram gravados no sertão alagoano, divulgando a região para que quem mora fora possa vislumbrar as belezas do interior sertanejo, mostrando o que existe aqui em nosso espaço e que a cultura está aqui resistente e presente entre nós.

Grupo de Xaxado Pisada do Sertão. Fonte: https://www.pisadadosertao.org/xaxado
Entrevista realizada em 25 de novembro de 2020, com o ator, produtor e organizador do Grupo piranhense de Teatro e Xaxado “Estrelas do Sertão”, Fábio Moura. Para mais informações e conhecimentos, acesse os seguintes links:
Xaxado: Expressão da história e da cultura nordestina:
<https://www.pisadadosertao.org/xaxado>, com meu acesso em 06 de dezembro de 2020.
Tem visita: conheça as histórias dos moradores de Piranhas: reportagem do programa Mais Você da Rede Globo, exibido em 09 de setembro de 2016, mostrando a cidade de Piranhas, história de moradores e grupos culturais locais. Uma breve apresentação do grupo de xaxado encontra-se aos 11min: 16seg do seguinte vídeo presente no link abaixo:
<https://globoplay.globo.com/v/5293281/>, com meu acesso em 06 de dezembro de 2020.
Povoado do Piau recebe o I Encontro Cultural da cidade de Piranhas:
<http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/24522-povoado-de-piau-recebe-o-i-encontro-cultural-da-cidade-de-piranha>, com meu acesso em 06 de dezembro de 2020.
Grupo de Teatro e Xaxado Estrelas do sertão da cidade de Piranhas em Serra Talhada: <http://www.adalbertogomesnoticias.com.br/2016/12/grupo-de-teatro-e-xaxado-estrelas-de.html>, com meu acesso em 06 de dezembro de 2020.