
Curta-metragem: O Sertão vai virar mar
O filme apresenta culturas e tradições existentes em Pernambuco – do Sertão ao Litoral – por meio de um povo forte e resiliente, que preserva costumes e um rico conhecimento popular, repassando-o por gerações, garantindo a rica diversidade que traz a Pernambuco o título de estado multicultural.
Programa Trem da História – Delmiro Gouveia – parte 1
Primeira parte do documentário sobre os 200 anos de Alagoas. Serão oito episódios com duração de 15 minutos cada, abordando diversos aspectos do Estado, como economia, política e etc.
Curta-metragem: Profetas da chuva e da esperança
Desde o princípio do homem se busca uma forma de interpretar os sinais da natureza. No mundo pós-moderno, esse interesse se perdeu. No sertão do Ceará, os chamados “profetas da chuva” traduzem previsões em esperanças.
Monte Pedral
Monte Pedral é um documentário poético sobre a criação de gado bovino no sertão nordestino.
Calango Lengo – Morte e vida sem ver água
O filme, de Fernando Miller, conta a história de um pequeno calango perdido no sertão em busca de água. Desesperado, ele escapa da morte como em jogo de gato e rato. Nessa produção de 2008, Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
ABC do Sertão
Nesse curta, do Cordão do Boitatá, o sotaque sertanejo é apresentado para as crianças por meio de uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro popular do sertão, “Rei do Baião”, de Luiz Gonzaga. A composição brinca com as letras do alfabeto para ilustrar as particularidades do jeito de ser e viver das pessoas sertanejas, enquanto o filme representa tudo isso em imagens divertidas e educativas.