Curta-metragem: Coisas do Sertão
Resume de forma simples características do sertanejo, suas crenças, tradições, modos de viver e dedicação a família. Faz comparações da vida moderna do homem da cidade e vida no sertão em que vivem destacando o conhecido da cultura e de personagens do folclore.
A saga da asa branca
Assim como Rei do Baião, “Asa Branca” também integra a coleção de músicas que poderiam contar sozinhas a história do povo sertanejo. Composta por Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira, ela conta de forma poética as agruras de viver em tamanha secura. Considerada um hino nordestino, a música aqui é animada e narrada por Humberto Teixeira.
Dona Lindalva – Minha pobreza é essa daqui
Maria é uma “sem-terra”. Quando ela chegou ao acampamento de Frei Umberto, no Brasil, ela não tinha nada, ela estava com fome, mas eles a ajudaram. Ela começou a trabalhar, a colher feijão, milho… Atualmente ela tem seu pedaço de terra, sua casinha, sua alma. Ela até mesmo faz curso para aprender a ler e escrever. Ela é simplesmente feliz.
Programa Trem da História – Delmiro Gouveia – parte 1
Primeira parte do documentário sobre os 200 anos de Alagoas. Serão oito episódios com duração de 15 minutos cada, abordando diversos aspectos do Estado, como economia, política e etc.
Vida Maria
Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.
ABC do Sertão
Nesse curta, do Cordão do Boitatá, o sotaque sertanejo é apresentado para as crianças por meio de uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro popular do sertão, “Rei do Baião”, de Luiz Gonzaga. A composição brinca com as letras do alfabeto para ilustrar as particularidades do jeito de ser e viver das pessoas sertanejas, enquanto o filme representa tudo isso em imagens divertidas e educativas.






