Para mim o sertão é um lugar de riquezas, um complexo de coisas onde tanto este lugar, como quem ocupa esse ambiente (sertanejos) são representados em vários elementos, desde a natureza, construção humana, cultura (linguagem, festas, música, dança, vestuário, culinária, ferramentas, utensílios em geral), e economia.
As pessoas sertanejas esbanjam alegria e honestidade, não medem esforços em questão de lutar dia após dia para que com isso de noite tenha a sua mesa farta.
Percebe-se o quanto o sertão ainda é visto como uma região estereotipada, desvalorizada e idealizada como uma terra seca, de miséria e falta de oportunidades.
Há quem se engane que desse chão de onde venho só seja vista como lugar difícil e sofrido. Aqui tem paisagens e belezas naturais, magia e encanto, pôr do sol e luar, luar esse que se reflete nas águas desse rio opará, nas águas desse rio mar.
Santo rio que gostamos de desfrutar, da pesca e turismo o sustento retirar.
Cabe lembrar que hoje temos um campus em nossa região, afim de nos proporcionar estudos e aprendizagens, olhando sempre pra esse espaço de resistência o qual estamos inseridos.
Então vejo o sertão como um ambiente que faz parte da minha identidade e raiz, é poder desfrutar das belezas que existe aqui, neste paraíso que admiro desde menino e tenho orgulho de falar.
Falar do povo lutador dessa terra, da gente desse sertão. Afinal, ser tão, nesse sertão, é ser sim tão nordestino.
