Entremontes em dicionários de língua portuguesa, é uma palavra que possui poucas marcações de polissemia até os dias atuais. Entremontes é um substantivo masculino de dois números. Em um recorte de dois dicionários é uma palavra que não possui significações variadas. Os sentidos de “Entremontes ”em sua variação do vale 1, de acordo com a sua etimologia é Entre + monte, entende-se como um lugar ou algo que está localizado entre os montes.1. Depressão alongada entre duas montanhas ou colinas 2.
Larga extensão de terra banhada por um rio. Essa foram as designações encontradas no conjunto dos dicionários selecionados.
Entremontes enquanto união de entre + montes configurando lugar ou algo que estar entre os montes produziu a histórica vila de Entremontes. Povoado localizado à beira do rio São Francisco, no município de Piranhas (AL). É lá onde um grande número de ribeirinhos tem as mãos como ferramentas para confeccionarem os tradicionais bordados alagoanos responsáveis por movimentar a economia local juntamente com a pesca e turismo. Cidadezinha da Rota do Cangaço, Lampião viveu por lá e D. Pedro II a visitou.
O povoamento de Entremontes faz jus ao nome ao ser avistado entre montes à beira do rio São Francisco. As casinhas perfiladas e multicores, a igrejinha ao centro e muitas, mais muitas ribeirinhas sentadas à porta das casas com o ofício de das suas mãos manterem as tradições das avós: confeccionarem uma das mais bonitas rendas do interior de Alagoas, o redendê e o ponto de cruz.
O antigo Armazém, agora vila de Entremontes, pequeno vilarejo fundado no século XVI que pertencia ao município de Pão de Açúcar (AL). Passou a pertencer a cidade de Piranhas (fundada no século XVII) quando a emancipada. No ano de 1859, precisamente no dia 18 de outubro a região recebeu a visita do imperador Dom Pedro II que fazia uma expedição pelo Nordeste. Nessa expedição, passou pela província de alagoas com objetivo de navegar o velho chico e deparou-se com um lugar humilde localizado entre o
relevo questionou: “ porquê vila armazém e não vila entre os montes? ” A partir disso, o Imperador Dom Pedro II cria o decreto renomeando o pequeno vilarejo, assim, passou a se chamar oficialmente Vila Entremontes. Consequentemente passa a ser o primeiro núcleo de povoamento de Piranhas. Tanto a cidade histórica de Piranhas, quanto a vila histórica de Entremontes*, a partir do ano de 2003 foi tombada pelo patrimônio histórico artístico nacional tendo como órgão responsável o IPHAN.