São Francisco foi a primeira igreja católica a ser construída na cidade de Paulo Afonso-BA. Sua construção é datada de 1949, deu-se a partir da ação conjunta de operários da chesf, que já trabalhavam na obra da primeira usina hidrelétrica e a Barragem Delmiro Gouveia, sendo inaugurada em 17 de fevereiro de 1950. Sua estrutura feita em pedra da própria região, além das pinturas internas chamam bastante atenção dos moradores e de quem vem visitar o local. Destarte, tornando-se ponto turístico, cartão postal e sendo muito conhecida como a igreja de pedra.
Em 04 de outubro de 2015 a igreja passou por um processo de tombamento. Tornando-a patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, através de projeto lei sancionada pelo prefeito da época. O projeto obriga que as características originais da igreja e de partes adjacentes sejam preservadas, em vista, do teor da historicidade e representatividade do município.
A Igreja São Francisco faz parte da identidade de Paulo Afonso. Tendo São Francisco como padroeiro da cidade. Todo ano acontece o novenário em homenagem ao santo. A festa inicia-se no dia 25 de setembro, encerrando-se no dia 04 de outubro. Evento que atrai muitos fiéis. Na ocasião são realizadas as tradicionais celebrações religiosas, conta com exposições e apresentações culturais, além do espaço culinário para venda de quitutes da região. É indubitavelmente um lugar de muita fé e grande religiosidade cristã.
REFERÊNCIAS
Disponível em< https://diocesedepauloafonso.com.br/pagina-matriz/paroq-de-sao-francisco-de-assis-p-afonso-2/> Acessado em: 01 de dezembro de 2020.
Disponível em: <https://www.chesf.gov.br/SistemaChesf/Pages/SistemaGeracao/ApolonioSales.aspx> Acessado em: 08 de dezembro de 2020